A localidade de Afeiteira, onde o jardim de infância se encontra inserido, pertence ao concelho de Vendas Novas, ficando a cerca de 5 km do centro da cidade como mesmo nome. É uma localidade extensa, com habitações dispersas.
O jardim de infância da Afeiteira faz parte do Agrupamento de Escolas de Vendas Novas. O edifício está situado na Estrada da Afeiteira tendo lá funcionado a Escola Primária de Afeiteira.
Este jardim de infância iniciou a sua atividade no ano letivo de 2005/06.
A sala de jardim de infância funciona numa das salas existentes do edifício, a par com outra sala onde funciona a CAF (Componente de Apoio à Família) que serve também de refeitório. Possui ainda cinco casas de banho, três adaptadas para as crianças e duas para os adultos. Também tem uma pequena despensa e uma área descoberta que funciona de recreio, limitada por um muro com rede de proteção.
Neste ano letivo, o número total de crianças é de 20. A equipa educativa é constituída por uma educadora de infância, uma auxiliar de ação educativa e uma auxiliar técnica.
A localidade de Bombel, onde o jardim de infância se encontra inserido, pertence ao concelho de Vendas Novas, ficando a cerca de 5km da cidade de Vendas Novas. É uma localidade extensa, com habitações dispersas.
O jardim de infância situa-se junto ao largo da Igreja, onde se encontram também a IPSS “Renascer de Bombel” (valência de creche e tempos livres para JI/EB1), a Escola EB1 e o Centro Sócio Cultural.
Curiosamente as instalações do jardim de infância foram, em tempos, Posto Médico; Centro de Costura, onde desenvolviam diversas atividades como bordados, tapeçaria e costura e, mais tarde, Centro Recreativo, onde se realizaram matinés dançantes, bem como outras atividades de entretenimento.
Em 1978, as instalações passaram para a alçada da Junta de Freguesia de Vendas Novas e só mais tarde foram utilizadas como jardim de infância da rede pública com a denominação de JI de Monte Branco. Atualmente faz parte do Agrupamento de Escolas de Vendas Novas e integra um grupo de 25 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos. A equipa educativa é formada por uma educadora de infância e duas funcionárias: uma assistente operacional para atividade de auxiliar técnica de educação, responsável pelo acompanhamento das crianças na componente de apoio à família e outra que exerce as funções de auxiliar da ação educativa. Para além do horário letivo, o jardim de infância oferece ainda um serviço que vai ao encontro das necessidades das famílias, denominada CAF (Componente de Apoio à Família) e que funciona numa sala devoluta da Escola Básica.
A Escola Básica de Landeira fica situada na Rua 25 de Abril 2965-402 Landeira, na freguesia de Landeira, situada a cerca de 25 quilómetros de Vendas Novas. Trata-se de um edifício do plano dos centenários, construído em 1953. Houve necessidade de aumentar a escola terminando em 1960 a segunda fase. Nesta escola já foi lecionada também a Telescola para além do ensino Primário. A escola tem três salas de aula, duas no rés do chão e uma no 1.º andar, uma pequena sala de professores, dois alpendres, duas casas de banho e um recreio amplo, com duas balizas, três baloiços.
Atualmente a Escola Básica de Landeira conta com uma população escolar que abrange os quatro anos do 1º ciclo. Neste ano letivo tem 32 alunos distribuídos por duas turmas: uma turma de 1º ano e de 2º ano, com 12 alunos e uma turma de 3º ano e de 4º ano com 20 alunos. Duas professoras titulares de turma compõem o grupo docente da escola apoiado em algumas horas por outros docentes. Dos recursos humanos desta escola faz parte, também uma assistente operacional, apoiada por uma funcionária a tempo parcial durante a hora de almoço.
Nesta escola, os alunos frequentam ainda as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) em termos facultativos, ministradas por vários docentes.
A Escola Básica dos Campos da Misericórdia situa-se na periferia sudoeste da cidade de Vendas Novas, na Rua Bento Gonçalves que pertence à freguesia e concelho de Vendas Novas, uma jovem cidade do Alto Alentejo, que se aproxima dos limites fronteiriços da Estremadura. Trata-se de uma zona bastante povoada da cidade.
Esta escola está instalada num edifício do “Plano dos Centenários”, com dois pisos. Esse edifício foi construído em 1958, com 4 salas de aula. Entre 1976 e 1978 foi ampliado, ficando com 6 salas de aula. Cada uma das salas referidas possui uma pequena despensa. Além destas salas, o edifício possui ainda outras duas despensas destinadas à arrumação de material e produtos de limpeza, uma arrecadação, dois gabinetes (um destinado aos serviços de coordenação da escola e outro para arrumação de material didático e convívio de pessoal docente), oito casas de banho, dois átrios de entrada e ainda uma área aberta, mas coberta, de reduzidas dimensões.
O edifício está rodeado por um pátio de recreio de boas dimensões, limitado por um muro com rede de proteção. Neste pátio há algumas árvores e um campo de jogos. No referido campo há duas balizas fixas e duas tabelas de basquetebol. No pátio existe também uma cobertura (toldo de lona), a qual protege do sol, mas não do frio nem da chuva, pois é aberta lateralmente.
A escola encontra-se um pouco degradada a precisar de algumas intervenções, principalmente ao nível das instalações sanitárias e salas de aula e também com alguma carência de espaços cobertos para proteção dos alunos quando chove, uma vez que o toldo de lona não dá resposta a esta situação.