"Um grupo de quatro alunos do 12.º ano da Escola Secundária de Vendas Novas desenvolveu um bioplástico a partir de batata e mandioca e venceu o concurso ChemRus 2025, organizado pelo Grupo de Químicos Jovens. A iniciativa partiu da disciplina de Área de Projeto de Química e cresceu até se transformar num exemplo de ciência ao serviço da sustentabilidade."
A Escola Básica n.º 3 de Vendas Novas, antiga Extensão, transformou-se num palco de celebração na passada quinta-feira, dia 26 de junho, para assinalar o Dia Eco-Escolas. Com a presença entusiástica de alunos, professores, técnicos das AEC, pais e encarregados de educação, parceiros como o Município e Casa do Povo, Direção e professora bibliotecária. a festa de final de ano foi um verdadeiro sucesso. Foi um dia especial de grandes estreias e inaugurações memoráveis!
É um evento raro e significativo inaugurar uma escola com mais de um século de história! Efetivamente, há pouco mais de um ano, a outrora conhecida Escola da Extensão tornou-se autónoma e foi oficialmente renomeada como Escola Básica n.º 3 de Vendas Novas.
O evento foi marcado por um espetáculo diversificado, onde a alegria e o talento não faltaram. Houve danças criativas, danças indianas, declamação de poesia inspiradora, exposição de fotografias da EBVN3 ao longo dos tempos, exibição de trabalhos dos alunos e momentos de música que animaram todos os presentes.
Um dos pontos altos foi a tão aguardada inauguração do mural artístico Muros com Vida, desafio proposto pelo projeto Eco-Escolas, uma obra coletiva de detalhes de artistas famosos: Miró, Klimt, Frida, Souza-Cardoso e Monet, que reflete não só a harmonia dos ecossistemas, como também o empenho da comunidade escolar na sustentabilidade; e a inauguração do novo Jardim de suculentas da escola, um espaço verde na Casa do Povo que convida à aprendizagem e ao contacto com a natureza. Esta iniciativa reforçou o compromisso da escola com a educação ambiental e deixou memórias vindouras de um ano de trabalho dedicado. Orgulhosamente, Somos Eco-Escolas!
A vencedora do mês de abril é do nosso Agrupamento. Muitos parabéns, Joana Coelho.
Concurso “Isto também é comigo” é uma iniciativa do projeto PÚBLICO na Escola e da Rede de Bibliotecas Escolares.
O concurso distingue os melhores textos de opinião, escritos a partir de conteúdos do jornal PÚBLICO. Todos os meses, os alunos do ensino secundário têm oportunidade de fazer ouvir a sua voz, na sequência de conteúdos publicados na edição impressa ou online que lhes tenham despertado a atenção. Clique aqui para ler o seu trabalho.
O Agrupamento de Escolas de Vendas Novas foi palco, no passado dia 22 de maio, de um inspirador debate sobre Democracia, no âmbito do projeto “Democracia - para que te quero?”, uma iniciativa da rádio TSF em parceria com o Ministério da Educação.
O evento contou com a presença da Dra. Daniela Nunes, politóloga e investigadora em doutoramento no Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, que também é comentadora de política internacional nos canais de media portugueses, na qualidade de Conselheira Científica do projeto. Juntamente com o jornalista da TSF, Fernando Tavares, a Dra. Daniela Nunes conduziu um debate enriquecedor com os nossos alunos, focando-se no sub-tema “A democracia em Portugal”.
Durante a sessão, foram levantadas questões cruciais e estimulantes, levando os nossos jovens a refletir sobre temas como o "estado de direito", a confiança nas instituições, a igualdade de regras, o valor do voto, a representatividade política, a sensação de ser ouvido e a capacidade de construir um país melhor. Questões como "Quando ouves a expressão 'estado de direito', o que é que isso te diz? Faz parte da tua vida ou parece uma coisa distante?", "Ainda acreditas que é possível construir um país melhor, juntos?" e "O que é que te deixa mais de preocupado quando pensas no futuro?" foram abordadas, demonstrando a profundidade do debate.
Este projeto é uma ferramenta fundamental para fomentar o pensamento crítico e a cidadania ativa junto dos nossos jovens. O Agrupamento de Escolas de Vendas Novas agradece a todos os envolvidos pela excelente iniciativa e pela oportunidade de promover uma reflexão tão pertinente sobre o futuro da nossa democracia.
Para mais informações sobre o projeto "Democracia - para que te quero?", visite: https://cidadania.dge.mec.pt/media/democracia-para-que-te-quero
Para ouvir o debate visite: https://www.tsf.pt/programa/democracia-para-que-te-quero/100/ (Democracia para que te quero? A Democracia em Portugal – 29 maio).
A comunidade escolar do nosso Agrupamento celebrou mais um marco de participação democrática com a conclusão do Orçamento Participativo das Escolas (OPE) 2024/2025. Após um período de reflexão, debate e votação, temos o prazer de anunciar as propostas vencedoras que irão melhorar os espaços e os processos de ensino-aprendizagem na nossa escola!
Na Escola Básica, a iniciativa mais votada foi "Antenas no Ar". Esta proposta visa, a criação de uma rádio escolar, através da aquisição de bens e/ou serviços, a beneficiação do espaço escolar e/ou da forma da sua utilização, ou a melhoria dos processos de ensino-aprendizagem, beneficiando toda a comunidade escolar.
Na Escola Secundária, a proposta vencedora foi "Conforto e Bem-Estar dos Alunos", nomeadamente com a aquisição de sofás para a sala dos alunos. Esta proposta alinha-se perfeitamente com os objetivos do OPE, que se focam em identificar melhorias concretas no espaço escolar, em benefício de todos.
O OPE é uma iniciativa que permite aos alunos identificar, de forma clara, uma melhoria pretendida na escola. É uma oportunidade única para a voz dos nossos estudantes ser ouvida e para que as suas ideias se tornem realidade, contribuindo diretamente para um ambiente escolar mais adaptado às suas necessidades e anseios.
Agradecemos a todos os alunos que apresentaram propostas e a todos os que participaram ativamente no processo de votação. A vossa intervenção é fundamental para construirmos uma escola cada vez melhor e mais à nossa medida!
m grupo de alunos do 12º A no âmbito da disciplina de Química, concorreu ao concurso ChemRus da Sociedade Portuguesa de Química, cujo desafio era descobrir A Química Secreta da Natureza!
Assim os alunos apresentaram a concurso um vídeo denominado de “Sustentabilidade em foco”, que apresenta uma solução para o problema ambiental provocado pelo uso de plásticos.
Os grupos vencedores desta edição foram:
Estiveram a concurso mais de 65 vídeos, envolvendo mais de 240 alunos.
A avaliação dos vídeos decorreu em duas fases:
No dia 4 de junho,das 9:00 às 17:00 horas, irá decorrer o Ato Eleitoral para o Conselho Geral.
Na Biblioteca da Escola Sede, estarão as mesas eleitorais para o pessoal Docente e para o Pessoal Não Docente e no átrio em frente à Papelaria, a Mesa dos alunos.
Apela-se à participação de todos.
No dia 29 de maio, o Agrupamento celebrou o seu Dia!
Abrimos as portas à comunidade para partilharmos e darmos visibilidade ao excelente trabalho que se faz, diariamente, desde a educação pré-escolar até à educação de adultos. Paralelamente, recebemos parceiros e instituições de ensino superior, com o objetivo de abrirmos horizontes em termos de escolhas académicas.
Para além da divulgação da oferta formativa, foram planificadas e desenvolvidas mais de 70 atividades, incluindo, entre outras, exposições, oficinas, comunicações, espetáculos, demonstrações, mostras e rastreios, nas quais todos participaram com muito entusiasmo.
Foi, de facto, um dia muito bonito e muito marcante para o Nosso Agrupamento, cujo sucesso indiscutível se deveu ao empenho, dedicação e capacidade para sonhar e concretizar de alunos, docentes e não docentes, sempre apoiados pela nossa rede de parceiros.
O Agrupamento de Escolas de Vendas Novas está de Parabéns - a todos, um enorme Bem-Haja!
Reveja, aqui, alguns dos momentos!