Na passada terça-feira, dia 14 de janeiro, no Agrupamento de Escolas de Vendas Novas, decorreram atividades culturais integradas no projeto "Som da Palavra: Liber Lusitanus", que promove a interação entre música e literatura. Os dinamizadores da atividade foram Ana Sousa e João Pires, que conduziram todas as atividades do dia.

1ª Atividade: Realizada pela turma do 12.º B (e duas alunas da turma 12ºC), o workshop "A Música na Literatura" abordou a obra de Jorge de Sena, com destaque para o livro Arte de Música. Após uma introdução sobre o autor, os alunos participaram numa atividade em grupo, na qual interpretaram diferentes poemas da obra, explorando a relação entre música e escrita.

2ª Atividade: Dirigida a todas as turmas do ensino secundário, contou com a declamação, pelos alunos envolvidos no projeto, dos poemas trabalhados no workshop anterior. Ana Sousa (saxofone) e João Pires (guitarra) apresentaram obras de escritores portugueses, associando a cada uma delas uma composição musical de autores nacionais, incluindo uma peça composta pela dinamizadora da atividade, Ana Sousa.

3ª Atividade: Este workshop, destinado a alunos interessados em música, aprofundou os aspetos técnicos do processo de transformação de uma obra literária numa composição musical. Os participantes exploraram padrões musicais e realizaram exercícios em grupo, analisando detalhes de uma das músicas apresentadas na atividade anterior.

Na sequência da programação cultural do AEVN desenvolvida durante o mês de dezembro a propósito da quadra natalícia - “Na(Tal) festa”, falta concluir a atividade “DOU-TE A MINHA PALAVRA…”, uma exposição/venda que foi perspetivada com o objetivo de sensibilizar a comunidade educativa para o dever da cidadania ativa, através de ações de solidariedade humana e social.

A atividade consistiu numa dinâmica de articulação entre o Plano Cultural de Escola (PCE), o Centro Qualifica, a coordenação da Estratégia de Educação para a Cidadania de Escola e a Biblioteca Escolar, a qual proporcionou aos alunos de algumas turmas do 2º e 3º ciclos, curso de artes e uma turma de Português Língua Não Materna e outra de Português Língua de Acolhimento, a oportunidade de criação de desenhos, pinturas e colagens, cujo elemento visual de destaque foi a palavra representativa de valores associados aos Direitos Humanos.

A intenção solidária e intercultural desta atividade criativa é dar as palavras, à comunidade, com o objetivo de as transformar em contributos monetários para AJUDAR OS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE VENDAS NOVAS, à semelhança de outras iniciativas realizadas com o mesmo propósito, no âmbito da programação supracitada.

Para finalizar o processo, informa-se que os trabalhos produzidos pelos alunos se encontram disponíveis, para si, na Biblioteca Municipal de Vendas Novas, desde dia 20 e dezembro até dia 22 de janeiro.

Damos-lhe a palavra, leve-a consigo e deixe o seu contributo. Deste modo estará a colaborar, em contexto real, no processo de ensino e aprendizagem dos nossos alunos.
COM CADA UM E COM TODOS APRENDEMOS A SER MELHORES CIDADÃOS!

A equipa do Projeto Cultural de Escola agradece a sua participação.
Ana Bela Carapinha

A manhã do dia 6 de Dezembro de 2024, na Escola Básica da Landeira, a 25 Kms de Vendas Novas, foi bem diferente do habitual, pois dinamizou uma atividade, no âmbito da Cultura Escolar e/ou do Clima Educativo, em que os objetivos que presidiram à sua preparação, foram: Divulgar uma «Boa Prática» junto das crianças; Proporcionar um momento de festa, explorando as vertentes lúdica e entretenimento, através da animação musical e de entretenimento mágico.

Com efeito, a agradável apresentação sequencial de atividades em torno de linguagens universais: canções de Natal, ensaiadas pelas docentes Ana Alvarez e Dulce Caneira, interpretadas por crianças do 1º CEB (grupo de 12 Rapazes e 11 Raparigas) e ainda de diversos momentos de Ilusionismo, pelo docente Luís Santos, foi possível, graças ao empenhamento de todos os intervenientes e o apoio logístico das colegas anfitriãs, através da cedência de uma sala de aula e dos seus equipamentos (computador e projetor de vídeo) e ainda da colaboração das auxiliares Célia Boavista e Sandra Mansinho.

No final, o Ilusionista satisfez a curiosidade e espontaneidade das crianças, ao responder a algumas questões colocadas, correspondendo assim ao seu «brilhozinho nos olhos», expectantes desde o início e admiradas pelo observado.

Face ao ambiente vivido, conclui-se que foi um extraordinário momento de convívio entre todos aqueles protagonistas do processo de ensino-aprendizagem e, portanto, em termos de expetativas, a atividade foi plenamente satisfatória.

EuroescolasÉ um Programa criado pelo Parlamento Europeu no âmbito da cidadania dirigido aos alunos do ensino secundário e que consiste na simulação do trabalho dos Deputados no Parlamento Europeu.

  • Candidaturas
    • Os alunos interessados, devem enviar os seus projetos de recomendação para o email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Quem pode inscrever-se?
    • Podem candidatar-se ao Euroscola, alunos inscritos no 10º e 11º do Ensino Secundário.
  • Quando decorrem as candidaturas?
    • Apresentar até dia 2 de fevereiro de 2025, resumo do trabalho escrito
  • Em que consiste o trabalho?
    • Esta síntese consiste na abordagem europeia do tema selecionado e tem no máximo a extensão de 1 páginas A4.
  • Quem avalia os trabalhos?
    • Será constituído um júri, no AEVN que seleciona as candidaturas a apresentar a nível distrital.

Vendas Novas, 10 de janeiro de 2025

A Profª Sílvia Neutel

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