O Programa Academia Digital para Pais é uma iniciativa da EDP Distribuição – Energia, S.A. em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE), que dá a possibilidade aos pais/encarregados de educação, de crianças do 1.º e 2.º ciclos, de Escolas que integram o Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), de frequentar ações de formação promotoras de competências digitais. Com este programa, pretende-se dotar as famílias de competências digitais básicas que facilitem o acompanhamento escolar dos filhos e ainda lhes facultem ferramentas de integração, essenciais na sociedade atual. Pretende-se, ainda, combater as assimetrias socioeconómicas existentes, na iminência de virem a ocorrer situações de contingência que obriguem à suspensão das atividades letivas, em regime presencial.
Local de realização
Agrupamento de Escolas de Vendas Novas - Escola Secundária
Calendarização
As ações de formação dirigidas a pais/encarregados de educação irão decorrer entre janeiro e março de 2021. Entretanto alterado para abril devido à pandemia.
Duração
As ações de formação têm a duração de 8 horas em horário pós-laboral.
Horário
Duas vezes por semana entre as 17h30 e as 19h30.
Participantes
Podem participar até duas pessoas por agregado familiar.
Prémios e certificados
Prémios e certificados serão atribuídos às famílias que frequentarem a formação, a todas as escolas participantes, formadores, pessoal docente e não docente envolvidos na iniciativa Academia Digital para Pais.
Regulamento
Consulte aqui o regulamento da iniciativa.
Inscrição
Preenchimento e devolução do folheto (entregue pelo professor titular ou diretor de turma do seu educando).
Folheto de Divulgação
A Diretora
Adélia Bentes
Para cumprimento do Programa do XXII Governo Constitucional, e com vista a alcançar a meta da “Universalização da Escola Digital”, o Ministério da Educação implementará, a partir do corrente ano letivo, medidas que permitirão incrementar esta estratégia, faseadamente.
O programa Escola Digital assenta em quatro pilares (equipamentos, conetividade, capacitação dos professores e recursos pedagógicos digitais), dos quais aqui se destacam o acesso a equipamentos e a conetividade.
A nível infraestrutural, as escolas públicas serão dotadas de computadores, conetividade e licenças de software, que começam a chegar às escolas públicas de forma progressiva.
Num primeiro momento será dada particular atenção aos alunos abrangidos por apoios no âmbito da Ação Social Escolar, iniciando-se com os alunos do escalão A e B que frequentam o ensino secundário, priorizando aqueles que não têm acesso a equipamentos eletrónicos em casa.