proj GeracaoGaratujas

Descrição: A principal finalidade é divulgar as iniciativas, projetos, opiniões, etc. dos membros da comunidade escolar bem como dar informações/notícias sobre atividades e/ou outros acontecimentos julgados de interesse para a comunidade escolar. Assim, tratando-se de um jornal escolar, está aberto a todos aqueles que na escola manifestem vontade de nele colaborar, com textos e/ou imagens, estando os mesmos apenas sujeitos ao previsto no Regulamento Interno e aos Órgãos Hierárquicos da Escola.

 

Objetivos:
• Fomentar as literacias da informação e dos media
• Incentivar os alunos para a escrita em várias tipologias;
• Sensibilizar para a importância de uma atitude crítica;
• Promover a consciência cívica.
• Divulgar as diferentes atividades realizadas no contexto escolar.

Destinatários: Comunidade educativa

Funcionamento: Os alunos depois da produção dos seus textos jornalísticos deverão enviar para o email da Biblioteca Escolar: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Os professores deverão introduzir as suas notícias na aplicação TRUE.

Local de funcionamento: Não se aplica

Responsáveis: Coordenadora BE e Equipa BE

Docentes Colaboradores: Todos os docentes que colaborarem nos Jornais Escolares em cada ano letivo.

proj ClubeDeFotografia

Descrição: Com o Clube de Fotografia pretende-se promover a formação pessoal, social, cultural e artística dos elementos que participam nas atividades propostas, criando um espaço de aprendizagem não formal, que motive os alunos a desenvolver as suas capacidades de captar imagens/fotografar e refletir sobre a imagem bem como a desenvolver a sensibilidade estética e artística.

Objetivos:

- Adquirir competências no âmbito da fotografia;
- Desenvolver o gosto pela fotografia enquanto meio de comunicação visual e como forma de expressão artística;
- Desenvolver a partilha e a reflexão em torno do próprio trabalho e do trabalho dos pares

Destinatários: Alunos dos 2º, 3ºciclo e do Ensino Secundário

Funcionamento: Atividades pontuais

Local de funcionamento: Espaços interiores ou exteriores a designar em cada momento específico

Responsáveis: Céu Baptista, Luís Teixeira

Docentes Colaboradores: Ana Bela Carapinha, Nazaré Conceição

LOGOTIPO ClubeOrnitologia

Descrição: Num tempo de alterações climáticas mensuráveis, estudar a biodiversidade e trabalhar em várias frentes pela manutenção da mesma é uma tarefa desafiante que a Escola deve aceitar pôr em prática. Ora, no espaço físico escolar e no seu meio envolvente existe um imenso laboratório que pode ser frequentado pelos alunos, professores e restante comunidade escolar. A ideia de que um laboratório está apenas entre quatro paredes está hoje definitivamente ultrapassada. Nesta perspetiva a observação e identificação de aves pode ser um complemento educativo no nosso agrupamento de escolas.

Objetivos:

• Contribuir para a proteção da natureza;
• Estimular o interesse pelas ciências naturais;
• Estimular o interesse pela observação de aves;
• Contribuir para a proteção e preservação de algumas espécies de aves da região;
• Promover o sucesso educativo;
• Promover a interdisciplinaridade;
• Incentivar a prática da reciclagem de materiais;
• Melhorar os conhecimentos sobre fotografia.

Destinatários: Alunos do agrupamento mas também poderão participar professores ou pais/encarregados de educação.

Funcionamento: terças às 9h15min e quartas às 10h 25min para manutenção da operacionalidade do observatório de aves entre outras tarefas. Sendo que a concentração de aves junto do observatório é maior ao início da manhã e ao final da tarde as horas para observação e fotografia de aves são variáveis em função do comportamento das aves e da época do ano.

Local de funcionamento: Observatório de aves

Responsáveis: Luís Bentes

Docentes Colaboradores:

 

Subcategorias

Proj Programoide

O Projeto Programoides (PP) pretende ser um incentivo ao desenvolvimento de atividades de enriquecimento/complemento curricular e, simultaneamente, um incentivo que vise incrementar a articulação, horizontal e vertical, dos vários anos de escolaridade, com as atividades escolares. Do ponto de vista funcional, o PP operacionaliza-se em duas fases complementares:

  • dinamização de aplicações para as diferentes áreas do agrupamento, com base em propostas feitas pelas diferentes estruturas (por exemplo: Direção, Departamentos, Pessoal Docente e Não Docente, Alunos).
  • disponibilização de algumas das aplicações criadas na plataforma “Google Play”.

A dinamização do PP caracteriza-se pela formação na aplicação “MIT App Inventor” (aplicação gratuita), análise das propostas recebidas, constituição de grupos de trabalho, criação da aplicação, testes à aplicação e entrega do produto final ao proponente.

No caso de a aplicação ter caráter educativo generalista, será proposta à Direção do Agrupamento de Escolas de Vendas Novas a sua disponibilização na plataforma “Google Play” (onde poderá ser de download gratuito ou pago).Na eventualidade de existirem concursos de programação em App Inventor, será analisada em conjunto com a Direção do Agrupamento a possibilidade de concorrer.

 

TEIP4 logo cor

Candidatura a aguardar aprovação.

Logo LED

Escola Digital

EscolaDigital

AcademiaDigitalPais

Cursos Profissionais

logoEQAVET

Cursos Profissionais com certificação EQAVET.

Pesquisar

Ligações

 logoPortalEscolas
 LogoEVB
 logo leya educacao
 logoKAcademy

Clube Ciência Viva

Divulgação da Oferta Formativa

Dia do Ensino Profissional