Descrição: A principal finalidade é divulgar as iniciativas, projetos, opiniões, etc. dos membros da comunidade escolar bem como dar informações/notícias sobre atividades e/ou outros acontecimentos julgados de interesse para a comunidade escolar. Assim, tratando-se de um jornal escolar, está aberto a todos aqueles que na escola manifestem vontade de nele colaborar, com textos e/ou imagens, estando os mesmos apenas sujeitos ao previsto no Regulamento Interno e aos Órgãos Hierárquicos da Escola.
Objetivos:
• Fomentar as literacias da informação e dos media
• Incentivar os alunos para a escrita em várias tipologias;
• Sensibilizar para a importância de uma atitude crítica;
• Promover a consciência cívica.
• Divulgar as diferentes atividades realizadas no contexto escolar.
Destinatários: Comunidade educativa
Funcionamento: Os alunos depois da produção dos seus textos jornalísticos deverão enviar para o email da Biblioteca Escolar: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Os professores deverão introduzir as suas notícias na aplicação TRUE.
Local de funcionamento: Não se aplica
Responsáveis: Coordenadora BE e Equipa BE
Docentes Colaboradores: Todos os docentes que colaborarem nos Jornais Escolares em cada ano letivo.
Descrição: Com o Clube de Fotografia pretende-se promover a formação pessoal, social, cultural e artística dos elementos que participam nas atividades propostas, criando um espaço de aprendizagem não formal, que motive os alunos a desenvolver as suas capacidades de captar imagens/fotografar e refletir sobre a imagem bem como a desenvolver a sensibilidade estética e artística.
Objetivos:
- Adquirir competências no âmbito da fotografia;
- Desenvolver o gosto pela fotografia enquanto meio de comunicação visual e como forma de expressão artística;
- Desenvolver a partilha e a reflexão em torno do próprio trabalho e do trabalho dos pares
Destinatários: Alunos dos 2º, 3ºciclo e do Ensino Secundário
Funcionamento: Atividades pontuais
Local de funcionamento: Espaços interiores ou exteriores a designar em cada momento específico
Responsáveis: Céu Baptista, Luís Teixeira
Docentes Colaboradores: Ana Bela Carapinha, Nazaré Conceição
Descrição: Num tempo de alterações climáticas mensuráveis, estudar a biodiversidade e trabalhar em várias frentes pela manutenção da mesma é uma tarefa desafiante que a Escola deve aceitar pôr em prática. Ora, no espaço físico escolar e no seu meio envolvente existe um imenso laboratório que pode ser frequentado pelos alunos, professores e restante comunidade escolar. A ideia de que um laboratório está apenas entre quatro paredes está hoje definitivamente ultrapassada. Nesta perspetiva a observação e identificação de aves pode ser um complemento educativo no nosso agrupamento de escolas.
Objetivos:
• Contribuir para a proteção da natureza;
• Estimular o interesse pelas ciências naturais;
• Estimular o interesse pela observação de aves;
• Contribuir para a proteção e preservação de algumas espécies de aves da região;
• Promover o sucesso educativo;
• Promover a interdisciplinaridade;
• Incentivar a prática da reciclagem de materiais;
• Melhorar os conhecimentos sobre fotografia.
Destinatários: Alunos do agrupamento mas também poderão participar professores ou pais/encarregados de educação.
Funcionamento: terças às 9h15min e quartas às 10h 25min para manutenção da operacionalidade do observatório de aves entre outras tarefas. Sendo que a concentração de aves junto do observatório é maior ao início da manhã e ao final da tarde as horas para observação e fotografia de aves são variáveis em função do comportamento das aves e da época do ano.
Local de funcionamento: Observatório de aves
Responsáveis: Luís Bentes
Docentes Colaboradores:
O Projeto Programoides (PP) pretende ser um incentivo ao desenvolvimento de atividades de enriquecimento/complemento curricular e, simultaneamente, um incentivo que vise incrementar a articulação, horizontal e vertical, dos vários anos de escolaridade, com as atividades escolares. Do ponto de vista funcional, o PP operacionaliza-se em duas fases complementares:
A dinamização do PP caracteriza-se pela formação na aplicação “MIT App Inventor” (aplicação gratuita), análise das propostas recebidas, constituição de grupos de trabalho, criação da aplicação, testes à aplicação e entrega do produto final ao proponente.
No caso de a aplicação ter caráter educativo generalista, será proposta à Direção do Agrupamento de Escolas de Vendas Novas a sua disponibilização na plataforma “Google Play” (onde poderá ser de download gratuito ou pago).Na eventualidade de existirem concursos de programação em App Inventor, será analisada em conjunto com a Direção do Agrupamento a possibilidade de concorrer.