Descrição:
O vetor essencial deste Clube é desenvolver o interesse e a curiosidade de uma forma participativa e exploratória, recorrendo a novos meios de aprendizagem, onde os intervenientes (alunos, encarregados de educação e professores) são confrontados com os instrumentos, métodos e técnicas usadas pelos astrónomos na descoberta do cosmos.
Página do Clube: https://astronomiaesvn.blogspot.com/
Objetivos:
- Proporcionar aos alunos do 3º ciclo e ensino secundário o ensino pela descoberta, nomeadamente na aquisição de conhecimentos básicos de astronomia;
- Estimular nos alunos o interesse e a curiosidade pela Astronomia, no particular, e pela escola no geral;
- Fomentar a participação dos Encarregados de Educação na escola, e da população no geral;
- Aproximar a astronomia dos cidadãos, desmistificando que o fazer ciência se restringe apenas a um pequeno grupo de cidadãos;
- Promover sessões públicas teóricas (palestras) e de observação no Concelho;
- Promover situações de cooperação entre os vários estabelecimentos de ensino que constituem o agrupamento de escolas de Vendas Novas;
- Construir com os alunos material de astronomia de baixo custo;
- Desenvolver nos alunos capacidades de observação e formulação de problemas.
- Incentivar nos alunos o prazer pela investigação, criação e cooperação.
- Permitir aos alunos do Agrupamento, trocas de vivências e experiências.
Destinatários: Alunos do 7º ao 12ª ano
Funcionamento: O Clube de Astronomia funcionará semanalmente, segundo uma estrutura que assenta essencialmente em quatro tipos de actividades:
Nas aulas teóricas, os intervenientes têm a possibilidade de aprender conceitos não abordados no programa curricular do 7º Ano de escolaridade, na Unidade temática, “Terra/Espaço”, assim como, reforçar os conteúdos já aprendidos ou a aprender.
Nas aulas oficinais, os intervenientes têm a possibilidade de criar instrumentos para observação, tais como, planisférios, mapas, astrolábios, entre outros.
Nas aulas de informática os alunos aprendem a manusear programas de cariz astronómico (SalsaJ, Stellarium, Cybersky; HRCalc, outros…).
Nas aulas de observação, os intervenientes consolidam os conhecimentos aprendidos nas aulas teóricas, com os instrumentos desenvolvidos nas aulas práticas, e promovem a astronomia junto dos colegas, pais, escolas do concelho e outras associações/escolas.
O clube funcionará com o máximo de 6 alunos e no mínimo com dois.
No decorrer do ano, serão canalizadas algumas aulas para promover atividades junto dos alunos do primeiro ciclo (neste primeiro ano, apenas o centro educativo) e para manutenção do site do clube.
Não serão admitidos alunos cuja inscrição não tenha ocorrido de forma voluntária.
As observações nocturnas serão destinadas à comunidade educativa e corresponde a uma oferta do meu tempo (livre) à escola (como foi sempre até aqui).
Local de funcionamento: Sala do Clube (Escola Básica, junto ao refeitório)
Responsáveis : João Perdigão
Docentes Colaboradores: Não se aplica
Descrição: O Clube de Robótica do Agrupamento de Escolas de Vendas Novas, a funcionar desde 2017, pretende promover o desenvolvimento tecnológico através de atividades de programação e robótica. Procura envolver o aluno na conceção, realização e avaliação de projetos, permitindo-lhe articular saberes de diversas áreas disciplinares.
Página oficial do Clube: https://aevnpagina.wixsite.com/cluberobotica
Objetivos:
Destinatários: alunos do 2º, 3º Ciclo e Secundário
Funcionamento: às quartas-feiras das 14h30 às 16h00 (as datas serão anunciadas periodicamente)
Local de funcionamento: sala C23 da Escola Secundária de Vendas Novas.
Responsáveis: José Morato
Docentes colaboradores: Luís Bentes
De modo a implementar estratégias e metodologias inovadoras de ensino, o Agrupamento de Escolas de Vendas Novas decidiu aderir à Rede de Clubes Ciência Viva.
A implementação do “Clube Ciência Viva”, tem por objetivo efetuar a interligação entre as diferentes áreas e metodologias implementadas nos vários projetos/clubes privilegiando a componente experimental nos diferentes ciclos de aprendizagem. Desenvolvendo a cooperação entre os vários clubes existentes na escola e criando outros de modo a desenvolver atividades/projetos interdisciplinares. Aumentar a dinâmica entre as escolas do agrupamento e entre os diferentes ciclos de ensino e complementar a formação dos alunos em ciência.
Pretende promover a prática de os alunos questionarem os fenómenos que acontecem no dia a dia e proporcionar-lhes condições para a realização de trabalho prático. Promovendo uma melhoria na literacia científica, através do desenvolvimento de atividades de laboratório, de campo e experimentais, inseridas nos Projetos Curriculares de Turma, privilegiando a interdisciplinaridade, articulação e colaboração entre os diversos intervenientes do processo ensino aprendizagem, com vista à promoção do sucesso educativo.
As diversas atividades realizadas no âmbito do Clube podem ser seguidas através de um Padlet que vai sendo atualizado.
Ano letivo 2024/2025: https://padlet.com/biblioteca501/clube-ci-ncia-viva-rom1ibll7hax1v6s
Ano letivo 2023/2024: https://pt-br.padlet.com/
Ano letivo 2022/2023: https://padlet.com/clubecienciavivaaevn/8g5mu07xo027puwl
Ano letivo 2021/2022: https://padlet.com/clubecienciavivaaevn/o4guu9gtdarpkr0f
O Projeto Programoides (PP) pretende ser um incentivo ao desenvolvimento de atividades de enriquecimento/complemento curricular e, simultaneamente, um incentivo que vise incrementar a articulação, horizontal e vertical, dos vários anos de escolaridade, com as atividades escolares. Do ponto de vista funcional, o PP operacionaliza-se em duas fases complementares:
A dinamização do PP caracteriza-se pela formação na aplicação “MIT App Inventor” (aplicação gratuita), análise das propostas recebidas, constituição de grupos de trabalho, criação da aplicação, testes à aplicação e entrega do produto final ao proponente.
No caso de a aplicação ter caráter educativo generalista, será proposta à Direção do Agrupamento de Escolas de Vendas Novas a sua disponibilização na plataforma “Google Play” (onde poderá ser de download gratuito ou pago).Na eventualidade de existirem concursos de programação em App Inventor, será analisada em conjunto com a Direção do Agrupamento a possibilidade de concorrer.