LogoClubeAstronomia

Descrição:

O vetor essencial deste Clube é desenvolver o interesse e a curiosidade de uma forma participativa e exploratória, recorrendo a novos meios de aprendizagem, onde os intervenientes (alunos, encarregados de educação e professores) são confrontados com os instrumentos, métodos e técnicas usadas pelos astrónomos na descoberta do cosmos. 

Página do Clube: https://astronomiaesvn.blogspot.com/

Objetivos:

- Proporcionar aos alunos do 3º ciclo e ensino secundário o ensino pela descoberta, nomeadamente na aquisição de conhecimentos básicos de astronomia;

- Estimular nos alunos o interesse e a curiosidade pela Astronomia, no particular, e pela escola no geral;

- Fomentar a participação dos Encarregados de Educação na escola, e da população no geral;

- Aproximar a astronomia dos cidadãos, desmistificando que o fazer ciência se restringe apenas a um pequeno grupo de cidadãos;

- Promover sessões públicas teóricas (palestras) e de observação no Concelho;

- Promover situações de cooperação entre os vários estabelecimentos de ensino que constituem o agrupamento de escolas de Vendas Novas;

- Construir com os alunos material de astronomia de baixo custo;

- Desenvolver nos alunos capacidades de observação e formulação de problemas.

- Incentivar nos alunos o prazer pela investigação, criação e cooperação.

- Permitir aos alunos do Agrupamento, trocas de vivências e experiências.

 

Destinatários: Alunos do 7º ao 12ª ano

 

Funcionamento: O Clube de Astronomia funcionará semanalmente, segundo uma estrutura que assenta essencialmente em quatro tipos de actividades:

  • Teóricas
  • Oficinais
  • Informática
  • Observação

Nas aulas teóricas, os intervenientes têm a possibilidade de aprender conceitos não abordados no programa curricular do 7º Ano de escolaridade, na Unidade temática, “Terra/Espaço”, assim como, reforçar os conteúdos já aprendidos ou a aprender.

Nas aulas oficinais, os intervenientes têm a possibilidade de criar instrumentos para observação, tais como, planisférios, mapas, astrolábios, entre outros.

Nas aulas de informática os alunos aprendem a manusear programas de cariz astronómico (SalsaJ, Stellarium, Cybersky; HRCalc, outros…).

Nas aulas de observação, os intervenientes consolidam os conhecimentos aprendidos nas aulas teóricas, com os instrumentos desenvolvidos nas aulas práticas, e promovem a astronomia junto dos colegas, pais, escolas do concelho e outras associações/escolas.

O clube funcionará com o máximo de 6 alunos e no mínimo com dois.

No decorrer do ano, serão canalizadas algumas aulas para promover atividades junto dos alunos do primeiro ciclo (neste primeiro ano, apenas o centro educativo) e para manutenção do site do clube.

Não serão admitidos alunos cuja inscrição não tenha ocorrido de forma voluntária.

As observações nocturnas serão destinadas à comunidade educativa e corresponde a uma oferta do meu tempo (livre) à escola (como foi sempre até aqui).

 

Local de funcionamento: Sala do Clube (Escola Básica, junto ao refeitório)

 

Responsáveis : João Perdigão

 

Docentes Colaboradores: Não se aplica

LogoClubeRobotica

Descrição: O Clube de Robótica do Agrupamento de Escolas de Vendas Novas, a funcionar desde 2017, pretende promover o desenvolvimento tecnológico através de atividades de programação e robótica. Procura envolver o aluno na conceção, realização e avaliação de projetos, permitindo-lhe articular saberes de diversas áreas disciplinares.

Página oficial do Clube: https://aevnpagina.wixsite.com/cluberobotica

Objetivos:

  • Promover um ambiente educacional diferente estimulando o gosto pelas CTEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática);
  • Promover o pensamento computacional e a aprendizagem de linguagens de programação;
  • Desenvolver a capacidade de raciocínio lógico/abstrato e a resolução de problemas práticos;
  • Despertar o interesse pela eletrónica e automação através de projetos envolvendo diversos componentes e/ou equipamentos;

Destinatários: alunos do 2º, 3º Ciclo e Secundário

Funcionamento: às quartas-feiras das 14h30 às 16h00 (as datas serão anunciadas periodicamente)

Local de funcionamento: sala C23 da Escola Secundária de Vendas Novas.

Responsáveis: José Morato

Docentes colaboradores: Luís Bentes

Proj CienciaVivaDe modo a implementar estratégias e metodologias inovadoras de ensino, o Agrupamento de Escolas de Vendas Novas decidiu aderir à Rede de Clubes Ciência Viva.

A implementação do “Clube Ciência Viva”, tem por objetivo efetuar a interligação entre as diferentes áreas e metodologias implementadas nos vários projetos/clubes privilegiando a componente experimental nos diferentes ciclos de aprendizagem. Desenvolvendo a cooperação entre os vários clubes existentes na escola e criando outros de modo a desenvolver atividades/projetos interdisciplinares. Aumentar a dinâmica entre as escolas do agrupamento e entre os diferentes ciclos de ensino e complementar a formação dos alunos em ciência.

Pretende promover a prática de os alunos questionarem os fenómenos que acontecem no dia a dia e proporcionar-lhes condições para a realização de trabalho prático. Promovendo uma melhoria na literacia científica, através do desenvolvimento de atividades de laboratório, de campo e experimentais, inseridas nos Projetos Curriculares de Turma, privilegiando a interdisciplinaridade, articulação e colaboração entre os diversos intervenientes do processo ensino aprendizagem, com vista à promoção do sucesso educativo.

As diversas atividades realizadas no âmbito do Clube podem ser seguidas através de um Padlet que vai sendo atualizado.

Ano letivo 2024/2025: https://padlet.com/biblioteca501/clube-ci-ncia-viva-rom1ibll7hax1v6s

Ano letivo 2023/2024: https://pt-br.padlet.com/clubecienciavivaaevn/clonagem-do-padlet-clube-ci-ncia-viva-lw2zum35ii1525fp

Ano letivo 2022/2023: https://padlet.com/clubecienciavivaaevn/8g5mu07xo027puwl

Ano letivo 2021/2022: https://padlet.com/clubecienciavivaaevn/o4guu9gtdarpkr0f

 

 

Subcategorias

Proj Programoide

O Projeto Programoides (PP) pretende ser um incentivo ao desenvolvimento de atividades de enriquecimento/complemento curricular e, simultaneamente, um incentivo que vise incrementar a articulação, horizontal e vertical, dos vários anos de escolaridade, com as atividades escolares. Do ponto de vista funcional, o PP operacionaliza-se em duas fases complementares:

  • dinamização de aplicações para as diferentes áreas do agrupamento, com base em propostas feitas pelas diferentes estruturas (por exemplo: Direção, Departamentos, Pessoal Docente e Não Docente, Alunos).
  • disponibilização de algumas das aplicações criadas na plataforma “Google Play”.

A dinamização do PP caracteriza-se pela formação na aplicação “MIT App Inventor” (aplicação gratuita), análise das propostas recebidas, constituição de grupos de trabalho, criação da aplicação, testes à aplicação e entrega do produto final ao proponente.

No caso de a aplicação ter caráter educativo generalista, será proposta à Direção do Agrupamento de Escolas de Vendas Novas a sua disponibilização na plataforma “Google Play” (onde poderá ser de download gratuito ou pago).Na eventualidade de existirem concursos de programação em App Inventor, será analisada em conjunto com a Direção do Agrupamento a possibilidade de concorrer.

 

TEIP4 logo cor

Candidatura a aguardar aprovação.

Logo LED

Escola Digital

EscolaDigital

AcademiaDigitalPais

Cursos Profissionais

logoEQAVET

Cursos Profissionais com certificação EQAVET.

Pesquisar

Ligações

 logoPortalEscolas
 LogoEVB
 logo leya educacao
 logoKAcademy

Clube Ciência Viva

Divulgação da Oferta Formativa

Dia do Ensino Profissional